ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Clinical and Theoretical Considerations of Psychoanalysts and Cognitive Behavioral Therapists Regarding Generalized Anxiety Disorder in Argentina. A Qualitative Study of the Research-Practice Gap
Ignacio Etchebarne1; Santiago Juan2; Juan Martín Gómez Penedo3; Andrés J. Roussos4
Páginas: 92 - 114

Resumo

Este artigo apresenta dois estudos qualitativos que exploram a lacuna entre investigaçao e prática, como se relaciona com ao Transtorno de Ansiedade Generalizada, comparando as diferentes consideraçoes teóricas e clínicas da psicanalistas e terapeutas cognitiva-comportamentais de Buenos Aires.
MÉTODOS: No primeiro estudo, foram convidados um grupo de dez psicanalistas especializados e cinco terapeutas cognitivacomportamentais especializados para apresentar explicitamente a sua conceituaçao teórica desta desordem, com base nos critérios de diagnóstico da quinta ediçao do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. No segundo estudo, vinte psicoterapeutas (dez de cada orientaçao teórica) foram convidados a ouvir uma gravaçao de áudio de um paciente fictício preenche os critérios diagnósticos de TAG e para apresentar sua impressao clínica sobre o caso. Através da análise qualitativa, as categorias foram criadas e avaliado após a sua frequência para ambos os estudos.
RESULTADOS/DISCUSSAO/CONCLUSOES: Os resultados mostraram semelhanças e diferenças em conceituaçoes teóricas e clínicas dos participantes e sugerem que as orientaçoes do terapeuta podem representar diferentes implicaçoes e obstáculos para superar a lacuna entre pesquisa e prática da psicoterapia.

Descritores: Transtornos de Ansiedade; Terapia Cognitiva; Terapia Psicanalítica; Características Culturais.